sexta-feira, 9 de maio de 2008

Aula 21 e 22 de Projetos Orientado a Objetos

Padrão Observer

Este padrão tem como objetivo definir uma dependência de um para muitos entre objetos, para que quando um objeto mudar seu estado, seus dependentes atualizem automaticamente.
Este padrão disponibiliza uma facilidade maior de manutenção, pois a cada alteração de um objeto, não é necessária a atualização de todos os seu objetos dependentes, ou seja, não sendo necessário se preocupar com outros objetos, pois automaticamente eles iram reconhecer a atualização.
- Vantagens:
– Tanto observadores quando sujeitos observados
podem ser reutilizados e ter sua interface e
implementação alteradas sem afetar o sistema
– O acoplamento forte implicado pelo relacionamento
bidirecional é reduzido com o uso de interfaces e
classes abstratas
- Desvantagens:
– O abuso pode causar sério impacto na performance.
– Sistemas onde todos notificam todos a cada
mudança ficam inundados de requisições
("tempestade de eventos")

Bibliografia: Material fornecido pelo professor

Nenhum comentário: