sexta-feira, 9 de maio de 2008

Aula 17 e 18 de Projetos Orientado a Objetos

Padrões GOF
A criação de padrões nada mais, nada menos é definir uma forma linear de como proceder com determinadas tarefas. Assim como o cirurgião deve seguir procedimentos padronizados em uma cirurgia, um programador também deve seguir padrões no seu desenvolvimento, para que em seu ambiente de trabalho ele consiga manter uma linguagem única entre seus companheiros de trabalho.
No desenvolvimento de projetos onde existe a descrição de objetos que se comunicam e classe que são customizadas, foi descrito por Erich Gamma, John Vlissides, Ralph Jonhson e Richard Helm, 23 padrões de projetos úteis.

Esses 23 padrões utilizam as melhores praticas em OO, utilizando polimorfismo, herança, modularidade, composição e abstração. Onde esses padrões são classificados por GAMMA em:

- Por propósito:
Criação de Classes e objetos
Alteração da estrutura de uma aplicação
Controle de seu comportamento

- Por escopo:
Classe
Objeto

E diferente de Gamma, METSKER classifica em 5 Grupos:

- Oferecer um interface.
- Atribuir uma responsabilidade
- Realizar a construção de classes ou objetos
- Controlar formas de operação
- Implementar uma extensão para a aplicação


Adapter

O padrão Adapter, que é o padrão de interface, tem por si o objetivo de transformar a interface de uma classe, de uma forma esperada para o cliente, e ainda permite a comunicação entre duas classes que não poderiam trabalhar juntas devido a incompatibilidade de suas interfaces.

Dois Tipos de Adapter:

- Adaptador de Objetos: Quando o alvo é uma classe, usa agregação.
- Adaptador de Classe: Quando o alvo é uma interface, usa herança múltipla.

É utilizado o class Adapter quando houver uma interface que permita a implementação estática. E o objeto Adapter quando for desejado um acoplamento menor.

Bibliografia: Material fornecido pelo Professor

Nenhum comentário: