sexta-feira, 9 de maio de 2008

Aula 19 e 20 de Projetos Orientado a Objetos

Padrão Singleton
O padrão Singleton, ou seja, o padrão de responsabilidade foge à regra comum de que as responsabilidades devem ser distribuídas ao Máximo. Este padrão centraliza a responsabilidade em uma única instância de uma classe, assim garantindo que uma classe terá apenas uma única instância e garantindo um acesso global a ela. Este padrão garante que apenas um objeto exista independente do número de requisições que ele irá sofrer.
A utilização de Singleton tem que ser bem analisada, pois existem alguns pontos fortes porem alguns pontos fracos também.
Pontos Fortes:
- Acesso central e extensível a recursos e objetos
– Pode ter subclasses* (o que seria impossível se fosse apenas
usada uma classe com métodos estáticos)

Pontos Fracos:
– Qualidade da implementação depende da linguagem
– Difícil de testar (simulações podem depender de instância extra)
– Uso (abuso) como substituto para variáveis globais
– Criação "preguiçosa" é complicada em ambiente multithreaded
– Difícil ou impossível de implementar em ambiente distribuído (é
preciso garantir que cópias serializadas refiram-se ao mesmo
objeto)

Bibliografia: Material fornecido pelo professor.

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