sábado, 21 de junho de 2008

Aula 31 e 32 de Projetos Orientado a Objetos

Variações Protegidas

Toda aplicação tem pontos de variação, identifique os pontos de variação ou instabilidade prevista, atribuindo responsabilidades para criar uma interface estável em torno deles. Na variação protegida temos as variações evolutivas e as variações corretivas.

Máquinas Virtuais – simulam vários sistemas em um único meio físico, dá maior portabilidade aos sistemas em ambientes instáveis.

Projetos dirigidos por interpretadores – são aplicações que interpretam ambientes ou sistemas diferentes, por exemplo JVM, Engine Regras.

Agentes (Brokers) – é encarregado de levar as requisições que recebe, localiza qual local de destino e entrega ao local correto.

Princípios da substituição de Liskov – como mecanismo de variação protegida a substituição de Liskov prevê que se declararmos classes como interface qualquer classe poderá implementar a superclasse.

XP – Extreme Programming

XP, ou Extreme programming, é uma metodologia para desenvolvimento de softwares ágil porém com qualidade indicada para projetos cujos requisitos mudem bastante, utilizam desenvolvimento orientado a objetos e tenham uma equipe de até 12 desenvolvedores. XP enfatiza o envolvimento do cliente e promove o trabalho em equipe.

4 focos principais

comunicação - ao extremo entre cliente e equipe, decisão mútua do que deve ser feito primeiro e o que pode ser deixado pra depois;

simplicidade - manter a simplicidade através do reuso de código e minimizando a construção de código;

feedback - pequenos releases e testes contínuos como mecanismo de retroalimentação;

coragem - ser honesto em dizer o que pode ser feito e o que não pode ser feito.

Bibliografia

Microsoft Corporation Groups, GRASP - Padrões de Software para Atribuição de Responsabilidade Gerais, Disponível em:<http://groups.msn.com/cafedotnet/grasppadresdesoftware.msnw>

Nenhum comentário: