sábado, 21 de junho de 2008

Aula 27 e 28 de Projetos Orientado a Objetos

Padrões GRASP

O polimorfismo torna o código mais legível, mais enxuto e facilita a manutenção dos sistemas pois permite que se utilize métodos com o mesmo nome para objetos diferentes. A mesma operação, que foi implementada através da codificação de um método, pode atuar de modo diferente em classes diferentes.

1º - Evitar a condição IF e ELSE
2º - Usar polimorfismo melhorar a conectividade dos componentes

A solução de alguns problemas do polimorfismo tais como criar componentes de softwares conectáveis, é atribuir responsabilidade aos tipos para os quais o comportamento varia, usando operações polimórficos.

Framework – ao contrário da ferramenta ToolKit no framework o desenvolvedor terá que utilizar o roteiro do jeito que está definido na ferramenta, existem vários tipos de frameworks, alguns deles são:

Spring é um framework open source criado por Rod Johnson e descrito em seu livro "Expert One-on-One: J2EE Design e Development". Trata-se de um framework não intrusivo, baseado nos padrões de projeto inversão de controle (IoC) e injeção de dependência. Esse framework oferece diversos módulos que podem ser utilizados de acordo com as necessidades do projeto, como módulos voltados para desenvolvimento Web, persistência, acesso remoto e programação orientada a aspectos. Esse framework foi criado para que ele se conecte com outros frameworks, IoC (Inversão de Controle) não é a aplicação que controla, o controle ta fora da aplicação.

Bibliografia

Jacques Philippe Sauvé, http://walfredo.dsc.ufcg.edu.br/cursos/2002/progII20021/aulas/o_que_e_polimorfismo.htm>

<http://w3.ualg.pt/~hdaniel/poo/teorica/poot03.pdf> <http://imasters.uol.com.br/artigo/4497/spring_framework_introducao>

Contegix, Disponível em: <http://www.springframework.org/>

Nenhum comentário: