quinta-feira, 13 de março de 2008

Aula 9,10,11 e 12 de Projetos Orientado a Objetos

- Baixo Acoplamento

Para entendermos melhor Acoplamento vamos descrever seu significado. Acoplamento é a forma de se medir o quanto uma classe esta ligada a outra, ou melhor dizendo, o quanto uma determinada classe depende de uma outra. Com este conceito nos faz lembrar de Herança, e é exatamente isso, a herança é um grande exemplo de acoplamento forte. Agora surge então um novo questionamento, “Qual a diferença de acoplamento Fraco(Baixo) e Acoplamento Forte(Alto)?”, a diferença é que o baixo não tem muitas dependências, ou seja, não depende de muitas outras classes e o acoplamento forte é o contrario disso.
Uma situação que nos vale a ressaltar é, a questão de forte acoplamento. Uma classe forte acoplada implica em algumas situações desfavoráveis, que são: difícil entendimento quando ela sozinha, difícil reutilização, ou seja, limita a dinâmica do código e uma outra situação é que fica sensível às mudanças ocorridas nas classes de que ela depende, assim qualquer mudança realizada nas outras classes ira influenciar.
Uma forma de trabalhar mais dinamicamente e reaproveitando mais as classes, é minimizar ao Maximo o acoplamento, ou seja, quanto mais baixo acoplada estiver suas classes, mais irão ser reaproveitadas.
Podemos citar ainda alguns tipos de acoplamento em ordem do “melhor” para o “pior”: Acoplamento de dados à Acoplamento de Controle à Acoplamento de Dados Globais à Acoplamento de Dados Internos.

Nenhum comentário: