Vivendo e Aprendendo
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
Aula 3 e 4 de Projetos Orientado a Objetos
Citados na postagem anterior, os diagramas de seqüência e de colaboração são duas ferramentas utilizadas para maior entendimento do que será executado no projeto e até mesmo uma forma de mostrar graficamente para leigos em código de programação entenderem. O diagrama de colaboração é mais simples em comparação com o diagrama de seqüência, ou até mesmo podemos dizer que um pouco desorganizado, pois as classes e associações não tem uma linha definida, pode ser organizada conforme ficar melhor no espaço existente sendo assim facilitando para quem criar uma desorganização, porem poderá ser organizado se o construtor o fizer bem. Já no diagrama de seqüência é criado em raias, ou seja para cada objeto criado surge uma raia que determinará o seu "tempo de vida", assim sendo mais assimétrico, e conforme as mensagem são criadas de objeto para objeto a linha de tempo vai descendo, ou seja, a seqüência respeita a ordem de cima para baixo e seguindo se as setas, como um mapa de caça ao tesouro. Em ambos diagramas para cada instancia criada é necessária a utilização da palavra create, para definir que esta sendo criada uma nova instancia de um objeto. Dentro disso existem padrões a serem seguidos, como qualquer outro projeto. Seguir regras, criar modelos e ter referencias e etc.
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Um comentário:
Willians,
Este texto ficou deslocado dos demais parágrafos.
Trata-se das responsabilidades, padrões GRASP, lembra-se?
O saber(Ter conhecimento das tarefas), O fazer(Obrigatoriedade de executar uma tarefa), Granularidade Alta(Envolvimento de vários objetos em uma operação) e Granularidade Baixa(O envolvimento de um objeto para uma operação).
[]
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